quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

OBSERVAÇÃO DE AVES

Para os amantes da Natureza e em particular para os amantes da observação de aves, a Casa do Pinheiro tem uma localização privilegiada, a partir daqui pode ir à descoberta da Ria Formosa. Basta estar preparado para fazer uma caminhada até junto à ria e disfrutar da paisagem e começar a observar a vida que abunda em todo o sistema de lagunas.

A Ria Formosa é um sistema lagunar que se estende por cerca de 60 km, abrangendo uma área de cerca de 18.400 hectares, desde o Ancão até à Manta Rota.

Nesta vasta zona húmida existe uma grande variedade de habitats aquáticos e terrestres: sapais, restingas, bancos de areia e de vasa, dunas, salinas, pisciculturas, lagoas de água doce e salobra, cursos de água, vegetação ripícola, áreas agrícolas, matas e pinhais. Este facto revela-se na grande diversidade faunística e florística que aí se pode encontrar. A laguna encontra-se protegida do mar por uma linha descontínua de dunas estreitas, as quais formam cinco ilhas-barreira e duas penínsulas. Cerca de 3.600 ha estão permanentemente inundados.

São inúmeras as aves que nidificam nesta zona, nomeadamente:
Pernilongo
Alfaiate
Borrelho-de-coleira-interrompida
Chilreta
Gaivota de Audouin
Calhandrinha-das-marismas
É também uma zona onde se pode observar o Camão

Sem comentários: